top of page

Orientação Técnica: História e Imagem- lendo imagens na aula de história 07/06/2016

​

Contextualização

 

Vivemos, indubitavelmente , em um período em que as informações estão associadas às imagens, estando o acúmulo de informação imagética relacionado, também, a incapacidade do nosso entendimento de mundo . Dominar e interpretar corretamente signos visuais tornou-se uma necessidade aos profissionais do ensino.  A alfabetização imagética  se tornou uma ferramenta necessária na aula de História,  porém ,   o uso da imagem  em aula não deve ocorrer como  uma simples ilustração ou um apêndice dos conteúdos, o professor precisa compreender a imagem dentro de alguns parâmetros epistemológicos. Na aula , o aluno deve ser o investigador histórico, compreender que as imagens são representações imaginárias de um tempo, e pensar nelas como parte integrante de um universo visual que pode ser de origem diversa: cinema, fotografia, e as artes plásticas como um todo. Essa Orientação Técnica é um projeto que procura, necessariamente , pensar a relação entre a teoria e a prática no uso da imagem no ensino de história.

Orientação Técnica “Educação para as Relações Étnico – raciais: perspectivas, possibilidades e fragilidades” (03/10/2019)

Contextualização 

​

Neste dia de trabalho contamos com  a presença de Professores de História e  Professores de  Arte de todas as Unidades Escolares, da Diretoria Regional de Ensino de Itapetininga. Assim, conduzimos nosso olhar para a Educação Étnico-Racial, que está  prevista e regulamentada em um conjunto de leis e diretrizes educacionais, desde o final do século passado, mas que ainda permanece à margem ou mal compreendida na Educação básica e na sociedade. Por isso, faz-se necessário uma vigília reflexiva  e constante sobre as suas reais propostas, idealizações e metodologias, a fim de  projetarmos  uma sociedade mais justa, racional e plena.

bottom of page